segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Sinuca

Sinuca


Recebeu a mensagem no celular. Era o vizinho que estranhava que o portão da garagem da casa estava entreaberto. Respondeu para ele que há dias o portão não fechava bem e que, como era quase final de expediente, logo logo estaria em casa para resolver. 

Ele trabalhava em contabilidade,  solteirão, calvo, seborreia severa, e vivia solitário na casa de dois pisos que era motivo de disputa judicial entre ele e o irmão gêmeo. Pai e mãe haviam morrido, com menos de um mês de diferença, e herança ficou sem divisão. 

Passado das sete da noite, encerrou o trabalho. Morava perto, não mais que dez quadras de casa. Ao se aproximar,  notou o portão torto, arrombado com certeza. Empurrou com facilidade e a primeira coisa que deu falta foi a mesa de sinuca na garagem, que pertencia à família há mais de sessenta anos. Tinha certeza de quem havia levado: o irmão.

Fez um lanche rápido,  típico de quem mora sozinho, e por mensagem recrutou dois primos e uma caminhonete para o plano de resgate da mesa de sinuca.  A operação se daria às três da manhã e contava com a ajuda da esposa do irmão.  Ela abriria a porta dos fundos onde eles acessariam a garagem. O plano fracassou por um ardiloso detalhe: o irmão havia colocado um dispositivo de alarme debaixo da mesa de sinuca,  que ao primeiro movimento soou alto pela casa.

Frente a frente, os irmãos quase nem se falaram, tinham um desprezo mútuo, mas verbalmente não se agrediam. O gêmeo era alto, cabeludo e advogado. A esposa e os dois primos, que acompanhavam há anos a disputa do bem que carregava referência sentimental aos dois, propuseram que por hora a mesa ficaria ali, mas acordavam que ela era do solteirão,  uma vez que foi ele quem morou com os pais por mais anos e que veladamente  queriam que ela ficasse na casa. Na lide judicial,  o bem entrara em disputa e só na sentença a coisa se resolvia.

Deixado em casa, o careca tratou logo de deitar. Maquinaria nos dias seguintes um plano de resgate da mesa de sinuca. O irmão se saíra bem, mas nada era definitivo em se tratando de provar quem era o melhor dos dois. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ela Saiu

Ela saiu do apartamento numa terça-feira à tarde. Pensei,  já vai aproveitar a quarta e dar um rolé com as amiguinhas. Me deixou como se dei...